quinta-feira, 14 de outubro de 2010

ENTREVISTA COM EGRESSO UTFPR


LUIZ CARLOS KLEIN
Formou-se no curso de Engenharia de Produção Civil, em 2004












  1. O que levou a fazer o seu curso de formação?
Sempre me interessei por engenharia civil, desde que me conheço por gente. Até meus brinquedos de infância me remetiam a esta experiência. Ademais, muitas obras, naquela época, saíram próximo de casa e tive muito contato visual com elas e isso me interessou muito.

  1. Como foi o começo profissional?
Não tive problemas. Desde o 5º período do curso passei a estagiar em empresas de engenharia. Passei por duas grandes construtoras. Faltando um ano e meio para o término do meu curso passei a estagiar na empresa e, atualmente, sou engenheiro efetivo e coordeno uma equipe de orçamentos de obras terceirizadas (indústrias, shoppings, hospitais, edificações comerciais, varejos, centros de distribuição, etc.)


  1. Onde trabalha atualmente?
Trabalho no setor de Planejamento e Controle de Produção (PCP) do GRUPO THÁ, como um dos coordenadores de orçamentos.

  1. Qual mensagem passaria para quem está interessado em ingressar no curso em que você se formou?
O curso por si só é desgastante. Exige muito do interessado principalmente quanto a cálculos e raciocínio rápido. Quanto à profissão é, a meu ver, uma das mais difíceis, porém é uma das que estão hoje em evidência no mercado nacional. É uma profissão muito gratificante, ver uma obra sair do zero e chegar ao final imponente. Aquele que quer ser um engenheiro de verdade, vai conseguir resolver problemas, criar soluções, otimizar custos, conciliar a execução e a qualidade de formas mais simples e inteligentes possíveis. O mercado brasileiro está num momento muito bom no que se refere à Construção Civil. Os salários hoje giram, para iniciantes, na casa de R$ 3.000,00. Há casos de engenheiros de obra que podem ganhar mais de R$ 15.000,00 por mês dependendo da empresa e forma de contratação deste profissional.

  1. O que você guarda de recordação da universidade?
Principalmente os amigos. Muitos deles, hoje, não tenho mais contato, mas ainda mantenho contato com alguns que durante o curso foram muito próximos. A época de universidade, digo e afirmo: é a melhor época de nossas vidas, pena que nós descobrimos isto tarde demais. Portanto, aproveitem esta fase de suas vidas. Estudem, pesquisem, suguem ao máximo o conhecimento dos seus professores, façam o máximo de estágios possível passando por diversos setores (obra, escritório) e aproveitem as amizades e o convívio com seus amigos de “facu”.

  1. Após a graduação, você estendeu seus estudos na UTFPR ou em alguma outra instituição?
Fiz pós-graduação em Patologias das Construções na UTFPR.

  1. Qual a contribuição que a Universidade teve na sua formação profissional?
A instituição (UTFPR) tem uma reputação muito bem vista pelas empresas. Em muitos casos estas empresas dão preferências a profissionais ou alunos da UTFPR para integrar o quadro de funcionário e/ou aprendizes-estagiários. No meu caso, quando integrei o GRUPO THÁ, um dos pontos principais que garantiu a minha contratação foi o nome da instituição que eu estava freqüentando.

Mensagem:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário