Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Institucional
O que é este curso e como ele é desenvolvido?
O Tecnólogo em Comunicação Institucional, proveniente do Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Institucional - CTCOM, é o profissional de nível superior com competências e habilidades para planejar, implementar, administrar, gerenciar, promover e aprimorar, com técnica e tecnologia, o ramo da comunicação institucional interna e externa, assumindo ação empreendedora em pesquisa e inovação, com consciência ética de seu papel social no fomento da democratização da informação.
O CTCOM tem duração de 2.400 horas. Do 1º ao 5º semestre, o aluno faz 39 unidades curriculares que aliam a teoria à prática. A partir do 3º período, pode-se iniciar o Estágio Curricular Obrigatório (400 horas). No início do 4º período, pode-se iniciar o Trabalho de Conclusão de Curso, que deve ser concluído no 6º período
(200 horas). Ao longo do Curso, ocorrem as Atividades Complementares obrigatórias. O Curso tem em sua totalidade 2.600h.
(200 horas). Ao longo do Curso, ocorrem as Atividades Complementares obrigatórias. O Curso tem em sua totalidade 2.600h.
Quais as áreas de conhecimento que o profissional formado neste curso precisa dominar?
- Língua portuguesa,
- Língua inglesa.
- História e culturas nacionais.
- Editoração eletrônica de textos.
- Teorias, psicologia, legislação e ética da comunicação.
- Registros discursivos diversos (o texto publicitário; o jornalístico; o científico; o informativo; o empresarial; o institucional e o Visual.)
- Planejar, elaborar e implementar política de comunicação para empresas/instituições.
- Identificar e definir públicos-alvos para a comunicação interna e externa da empresa/ instituição.
- Mensurar resultados da política de comunicação desenvolvida pela empresa/instituição.
- Criar e editar publicações internas para colaboradores e externas para clientes ou consumidores (jornais; informativos; murais; manuais; catálogos; revistas, revistas comemorativas, home pages, folders etc).
- Gerenciar a comunicação interna/externa em situações de crise.
- Planejar e organizar pequenos, médios ou grandes eventos, como recepções, palestras, cursos, apresentações, congressos, feiras, workshops e seminários.
- Desenvolver Manual de Procedimentos para relações com a imprensa.
- Acompanhar e analisar, nos noticiários local, nacional e internacional, matérias referentes à empresa/ instituição.
- A atuação deste profissional abrange pequenas, médias e grandes empresas em quaisquer setores produtivos, uma vez que a necessidade de comunicação interna externa se faz presente em qualquer rani de negócios.
- Liderar pessoas,
- Demonstrar capacidade de negociação,
- Tomar decisões,
- Comunicar-se com ética, responsabilidade e sensibilidade,
- Trabalhar em equipe,
- Demonstrar capacidade de raciocínio analítico,
- Demonstrar capacidade de síntese,
- Relacionar-se com outras pessoas e culturas, respeitando a diversidade,
- Demonstrar flexibilidade,
- Comunicar-se bem em língua materna e em outro idioma
- Demonstrar capacidade de organização
- Planejar ações e atividades
- Agir com criatividade
- Demonstrar capacidade de persuasão e argumentação
- Motivar equipes
- Ter gosto pelo estudo e pela pesquisa nas Ciências Humanas.
Diploma: TECNÓLOGO EM COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL. Cargo Profissional Ocupado, segundo o Código Brasileiro de Ocupações - CBO -, editado pelo Ministério do Trabalho e do Emprego: Gerente de Comunicação, código 1423-10.
Regime: Semestral
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