sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Institucional


 

Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Institucional     

                                    

O que é este curso e como ele é desenvolvido?
O Tecnólogo  em  Comunicação  Institucional,  proveniente  do  Curso  Superior  de Tecnologia  em  Comunicação  Institucional  -  CTCOM,  é  o  profissional  de  nível superior com competências e habilidades para planejar, implementar, administrar, gerenciar, promover e aprimorar, com técnica e tecnologia, o ramo da comunicação institucional interna e externa, assumindo ação empreendedora em pesquisa e inovação, com consciência ética de seu papel social no fomento da democratização da informação.
O CTCOM tem duração de 2.400 horas. Do 1º ao 5º semestre, o aluno faz 39 unidades curriculares que aliam a teoria à prática.  A partir do 3º período, pode-se iniciar o Estágio Curricular Obrigatório (400 horas). No início do 4º período, pode-se iniciar o Trabalho de Conclusão de Curso, que deve ser concluído no 6º período
(200  horas).  Ao  longo  do  Curso,  ocorrem  as  Atividades  Complementares obrigatórias. O Curso tem em sua totalidade 2.600h.

Quais as áreas de conhecimento que o profissional formado neste curso precisa dominar?
  • Língua portuguesa,
  • Língua inglesa.
  • História e culturas nacionais.
  • Editoração eletrônica de textos.
  • Teorias, psicologia, legislação e ética da comunicação.
  • Registros discursivos diversos (o texto publicitário; o jornalístico; o científico; o informativo; o empresarial; o institucional e o Visual.)
Quais  atividades  podem  ser  desenvolvidas  pelo  profissional  formado  neste curso?
  • Planejar,    elaborar    e    implementar    política    de    comunicação    para empresas/instituições.
  • Identificar e definir públicos-alvos para a comunicação interna e externa da empresa/ instituição.
  • Mensurar   resultados   da   política   de   comunicação   desenvolvida   pela empresa/instituição.
  • Criar  e  editar  publicações  internas  para  colaboradores  e  externas  para clientes ou consumidores (jornais; informativos; murais; manuais; catálogos; revistas, revistas comemorativas, home pages, folders etc).
  • Gerenciar a comunicação interna/externa em situações de crise.
  • Planejar e organizar pequenos, médios ou grandes eventos, como recepções, palestras, cursos, apresentações, congressos, feiras, workshops e seminários.
  • Desenvolver Manual de Procedimentos para relações com a imprensa.
  • Acompanhar  e  analisar,  nos  noticiários  local,  nacional  e  internacional, matérias referentes à empresa/ instituição.
Em que áreas podem atuar os profissionais formados nesse curso?
  • A atuação deste profissional abrange pequenas, médias e grandes empresas em quaisquer setores produtivos, uma vez que a necessidade de comunicação interna externa se faz presente em qualquer rani de negócios.
Qual o perfil para este curso?
  • Liderar pessoas,
  • Demonstrar capacidade de negociação,
  • Tomar decisões,
  • Comunicar-se com ética, responsabilidade e sensibilidade,
  • Trabalhar em equipe,
  • Demonstrar capacidade de raciocínio analítico,
  • Demonstrar capacidade de síntese,
  • Relacionar-se com outras pessoas e culturas, respeitando a diversidade,
  • Demonstrar flexibilidade,
  • Comunicar-se bem em língua materna e em outro idioma
  • Demonstrar capacidade de organização
  • Planejar ações e atividades
  • Agir com criatividade
  • Demonstrar capacidade de persuasão e argumentação
  • Motivar equipes
  • Ter gosto pelo estudo e pela pesquisa nas Ciências Humanas.

Diploma: TECNÓLOGO   EM   COMUNICAÇÃO   INSTITUCIONAL.  Cargo  Profissional Ocupado, segundo o Código Brasileiro de Ocupações - CBO -, editado pelo Ministério   do   Trabalho   e   do   Emprego:   Gerente   de   Comunicação, código 1423-10.


Regime: Semestral



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